Graças as Inscrições SISU 2025 diversos estudantes estão realizando o sonho de ingressarem em um curso superior em uma instituição do governo. Isso porque, faculdades e universidades a cada ano abrem milhares de oportunidades. Sendo assim, saiba tudo sobre as Inscrições SISU 2025 aqui.
Conteúdo
Inscrições SISU 2025
É necessário que o estudante acompanhe o site do Sisu para não perder a oportunidade de participar das inscrições deste ano assim que existir a abertura do novo processo seletivo.
Isso porque, as inscrições do primeiro semestre já ocorreram e agora só serão aberturas novos seletivos no segundo semestre.
É importante frisar que as inscrições são feitas de modo exclusivo pela internet, no portal do Sistema de Seleção Unificado (SISU).
Quem Pode Participar do SISU?
Assim, para ingressar no ensino superior fazendo a inscrição no SISU o aluno precisa, obrigatoriamente:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, caso contrário não poderá participar.
- Com relação a próxima abertura das Inscrições SISU 2025, ainda não foram divulgados quando ocorrerá.
Todavia, é importante que você compreenda como funciona todo o processo para quando o período de inscrição surgir, você seja capaz de fazer a sua candidatura. Além disso, as inscrições SISU são feitas de forma totalmente gratuita.
Ciente disso, veja a seguir um passo a passo de como fazer a sua inscrição no SISU.
Opções de Cursos SISU 2025
Ao rodo, o estudante que se inscrever no SISU 2025 contar com centenas de opções diferentes de cursos para estudar no ensino superior. A quantidade de vagas, entretanto, vai depender da disponibilidade de cada instituição de ensino.
Em alguns casos, a universidade poderá utilizar a nota do ENEM como fator parcial de classificação do ingresso. Por exemplo, para substituir a redação.
Entre os cursos disponíveis para matrícula no SISU 2025, podemos citar os principais:
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Ciências da Computação;
- Sistemas de Informação;
- Fisioterapia;
- Educação Física;
- Ciências Contábeis;
- Serviço Social;
- Odontologia;
- Design;
- Medicina;
- Biomedicina;
- Engenharias;
- Administração;
- Letras;
- Ciências Biológicas;
- Jornalismo;
- Psicologia;
- Publicidade e Propaganda;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Filosofia;
- Direito;
- Entre muitos outros.
Como Realizar a Inscrição SISU 2025
Como dito, o processo de Inscrições SISU 2025 é feito duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Geralmente, são 3 dias para que os candidatos possam optar pelos cursos aos quais desejam cursar.
O cronograma do SISU 2025 para o 2º semestre ainda não foi divulgado, mas é importante aprender como fazer a sua inscrição assim que o sistema for aberto.
- 1º passo – Entre no site do SISU. Quando as inscrições estão abertas aparecerá “minha inscrição”. Informe o número da inscrição do Enem e a senha;
- 2º passo – Feito isso, você terá acesso ao sistema onde terá que escolher dois cursos, em ordem de importância;
- 3º passo – No sistema você pode pesquisar a instituição, estado ou município que você deseja estudar, além do curso, é claro. Nesta etapa é importante se atentar a modalidade e ao turno do curso;
- 4º passo – Por fim, é preciso confirmar os dados do curso que você escolheu e conferir também a documentação necessária para fazer a inscrição na própria instituição. Então, clique em “confirmar minha inscrição” para concluir.
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Documento Necessários para as Inscrições SISU 2025
Ao ser aprovado no processo você vai precisar de diversos documentos para conseguir fazer Inscrições SISU 2025, veja a relação deles a seguir:
- CPF;
- Comprovante de registro acadêmico online;
- Documento de identificação com foto, como identidade, carteira de trabalho ou de motorista;
- Certificado de conclusão do ensino médio;
- Histórico do ensino médio;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- Foto 3×4 recente.
Além de todos os documentos que foram citados acima, o candidato ainda precisa comprovar a modalidade a qual se candidatou, apresentando os documentos conforme o edital SISU 2025.
Em uma vaga por cota, por exemplo, a cobrança de documentos é grande, pois o aluno vai precisar apresentar:
- Documentação que comprove o estudo em escola pública;
- Apresentação de documentos que comprovem a renda familiar;
- Inscrição no CadÚnico.
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