A base do crescimento de qualquer estado ou país depende em parte da qualidade de formação de seus jovens e adultos. Dessa forma, o MEC desenvolveu o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2025 para ajudar os cidadãos de baixa renda a ingressar numa instituição de formação profissionalizante. Agora cabe aos interessados ficar informados acerca do programa conferindo os próximos tópicos deste post para não perder esta oportunidade.
Conteúdo
Fundo de Financiamento Estudantil
Já faz mais de uma década desde que o FIES for criado pelo MEC em 1999, sendo que desde a sua fundação, vários jovens e adultos de famílias sem possibilidades de arcar com as mensalidades de uma faculdade, foram beneficiados.
As vagas FIES 2025 são entregues a estudantes que estão legalmente matriculados numa instituição de ensino superior parceira do programa. No entanto, somente estudantes que participaram das edições do ENEM realizadas de 2010 para cá é que podem apresentar a sua candidatura.
Inscrição FIES 2025
Felizmente a maioria das etapas necessárias para a inscrição e matrícula no FIES 2025 podem ser realizadas por meio da internet. Assim sendo, o interessado em concorrer precisará de ter um dispositivo capaz de se conectar à internet e seguir o passo a passo apresentado, logo abaixo:
- Primeiro entre no site oficial do Sistema de Seleção do FIES – http://fies.mec.gov.br/;
- Busque a opção para inscrição Fies;
- Em seguida informe os dados que são solicitados (CPF, data de nascimento e endereço e-mail);
- Agora será preciso acessar o e-mail de confirmação para poder validar o cadastro;
- Feito isso, já poderás acessar a sua conta e fazer a inscrição informando dados pessoais, curso e instituição de ensino desejada.
Caso o estudante seja selecionado no processo de inscrição, será preciso acessar o SisFies e completar a inscrição dentro de 5 dias estabelecidos no regulamento do programa.
Novas Regras do FIES
Para deixar o FIES ainda mais robusto e eficaz no oferecimento do financiamento, o Ministério da Educação (MEC) implementa mudanças no programa que instauram novas regras do FIES. Sendo que na lista das alterações feitas destacam-se as seguintes:
- Nova nota mínima em redação ENEM – agora é preciso que o estudante apresente uma nota mínima de 400 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
- Nova média aritmética das notas nas provas ENEM – a média aritmética das 5 provas do ENEM deve ser igual ou superior a 450 pontos.
Aditamento FIES
Uma das condições necessárias para a continuidade no FIES é o cumprimento do aditamento, que deve ser realizado todo o semestre. Esse processo serve para a renovação do contrato do financiamento para o semestre vindouro e dever ser feito pelo SisFies dentro do prazo determinado.
- Veja também: Edital SISU 2025.
Resultado
Os resultados das inscrições feitas no FIES são apresentadas depois da avaliação de todas as candidaturas. De forma geral, para todas as modalidades do programa os resultados são exibidos no mês de agosto, como ocorrerá na segunda edição de 2025.
Boleto FIES
As parcelas do financiamento são pagas por meio do boleto. Caso o beneficiário não consiga um emprego depois do curso, o valor que será cobrado pelo boleto da parcela FIES será igual a mesma quantia que este pagava durante o curso.
Valendo lembrar que o período de pagamento das parcelas é definido pelo próprio estudante, no entanto, o prazo não pode ultrapassar 14 anos.
Deixe um comentário